sexta-feira, 4 de julho de 2008

SAIBA: Como funciona o Sistema de Exploração capitalista.


*Por: Jonas Pires

Muito se fala sobre o sistema, uns criticam, outro elogiam e há também aqueles que se dizem contra, mas agem de forma à cada vez fortalece-lo mais.
Pensado nisso, fiz um ensaio superficial de como funciona o mesmo e explicar porque o poder político, poder ideológico e o estado são as maiores ferramentas de manutenção deste sistema de exploração.

O sistema capitalista no qual vivemos, tem como princípios, o acumulo e a concentração do capital. Um sistema que funciona com base nos princípios, jamais poderá haver igualdade. Já que ele depende dessa explosão para se manter. Mas se é trabalhador que dá o duro, extraindo minérios, plantando ou confeccionando, porquê é uma minoria que fica com os lucros? Qual a origem desta exploração? Ela sempre existiu?
Ao contrário do que muitos pensam, a exploração não existiu sempre, ela teve uma origem hitórica, poderá ter fim.
A exploração teve a sua origem a partir do momento que passou a existir a propriedade privada dos meios de produção. Quando uma minoria (capitalistas) passaram para si, as fábricas, terras e todo o maquinário essencial para a produção. O trabalhador (ser fundamental para toda e qualquer forma de produção) passou a ter que se submeter às ordens e salários dos capitalistas, pois estes sempre alegaram: se não quiser trabalhar,haveria quem quisesse, e o trabalhador sem opção passou a se submeter.
Mas se o povo sabe disso, porque não luta para mudar?
Na verdade o povo não tem consciência do que acontece, porque esse sistema é muito bem articulado e se utilizam de várias maneiras para manter o povo anestesiado.
Pelo fato de deterem os meios de produção, detém também o poder econômico e como são senhores deste poder, também controlam outros aspectos de sociedade.
O estado, por exemplo, não é um aparelho neutro, ao serviço da sociedade. O estado historicamente sempre tem servido aos interesses daqueles que detém o poder econômico.
Os governos colocam com freqüência o exército, a polícia militar, a polícia civil (são usados inconscientemente para a manutenção deste sistema, o povo contra o próprio povo) para reprimir os trabalhadores quando suas lutas põem em perigo o seu sistema de domínio por isso vocês nunca viram, nem vão ver a polícia do lado do povo nas grandes manifestações, todos nós sabemos que nunca existiu justiça igual para todos, que existe a lei do pobre e a lei do rico. Na verdade, violência, drogas e roubos são somente justificativas para a existência destes aparelhos de repressão e cada vez que você comete qualquer destes delitos, você só estará ajudando a fortalecer o sistema.
Os donos dos meio de produção, tendo em suas mãos poder econômico, tem em suas mãos o estado e todos os seus aparelhos: exército, polícia, tribunais, funcionários públicos, etc.
Detêm em suas mãos não só o poder econômico, mas também o poder político. Controlam o estado e as lei, meios de produção, controlam emissoras de rádio, televisão, jornais, as editoras de livros, todos os meios de comunicação em massa, além de legalizarem ONG's, Sindicatos e Mov. Sociais, somente para mantê-los sob controle e caso sintam-se ameaçados saberem quem são seu líderes.
Através do ministério da educação: controlam os programas de ensino (ensino burro, que só estimula a concorrência gerando desunião, direcionado somente para o mercado de trabalho). Em todos os níveis, do primário ao secundário, ao pós graduado. Através deste controle dos meios de ensino enganam o povo convencendo-o do que o sistema de exploração em que vivem é bom e que se eles vivem a más condições, tal fato não se deve ao sistema, mais sim problemas individuais: preguiça, embriagues, falta de capacidade intelectual, etc. Este poder dos meio de difusão de idéias e de educação chamamos de poder ideológico.
Os capitalistas detêm tanto no poder político, quanto o poder ideológico para defender seus interesses econômicos. Não existe difusão de idéias de tipo neutro, não existe um estado a serviço de todo o povo, ambos estão a serviço dos interesses das classes exploradoras.
Através dos aspectos econômicos, jurídicos, políticos e ideológicos, constitui-se portanto a sociedade. Muito tem se falado sobre cidadania, inclusão social, que nada mais é que a manutenção de tudo isso.

Como fazer para mudar?
Devemos conscientizar cada companheiro (a) denunciando todos (as) dessa arapuca no qual vivemos, não podemos esquecer que as eleições são também só uma fraude e fazem parte deste poder ideológico e que tentam lhe enganar insistindo que você votou errado e se você votar certo vai melhorar.
Mas você acredita que realmente que sempre votou errado? Claro que não. Existe um sistema e mesmo aqueles políticos mais rebeldes e revoltados que sejam, quando chegam ao poder, devem seguir o jogo. Muitos realmente acreditam que vão mudar alguma coisa, mas quando chegam la, a coisa é outra. Acreditam que vão mudar porque são o povo, sendo o povo também receberam o ensino burro e tem suas mentes lavadas pelo poder ideológico.
A única saída é destruindo o sistema, ele é o nosso principal inimigo. Devemos mostrar as pessoas que há outras formas de organizações sociais melhores que a nossa.
Temos que estar conscientes que aqueles que detém o poder e o capital, não vão querer deixar suas condições de privilegiados, portanto, não vão ceder facilmente. Vão utilizar de todos os seus poderes, políticos, ideológicos, e o estado para tententar nos impedir de lutar por um lugar melhor, sem fome, miséria e escravidão salarial.


Temos que nos unir, movimentos, ONG's, sindicatos, professores e mostrar para a polícia que eles também são vítimas e após de todo trabalho de conscientização a primeira atitude a ser tomada é a luta direta.

3 comentários:

Lucas disse...

força irmão! "ânimo e adiante, nos alimenta nosso ideal que é nossa força". muito bom o texto, o som! Adicionei a banda na lista do www.antiautoritario.blogspot.com se souber de mais alguma coisa avisa. "a cultura libertária temos que divulgar". é isso ae. abraço libertário!

Unknown disse...

Grande trabalho na divulgação dos ideais libertário! Muita força para vocês dos irmãos do rio grande do sul.

Saúde e Anarquia!

Anônimo disse...

Quando puderem visitem e postem esse texto em


http://pt-br.protopia.wikia.com/wiki/P%C3%A1gina_principal

Saludos libres